quarta-feira, 22 de maio de 2013

1º Trabalho Pessoal...


Com base nas discussões até o momento sobre currículo e alfabetização, aponto os seguintes itens:

UMA DÚVIDA:
Considerando a diversidade da sala de aula e o amplo contexto extra escolar que cada aluno carrega consigo, com elementos facilitadores e dificultadores no processo de compreensão da língua.  Sabendo ainda que questões de ordem social refletem diretamente nesse processo de aprendizagem, deixo a dúvida: Como podemos garantir um tempo limite de alfabetização aos 8 anos como direito da criança, uma vez que as ações que viabilizam tal direito são unicamente focadas no papel do professor. Será esse profissional o único responsável pelos baixos índices de alfabetização, ou pela alfabetização tardia em nosso país?

UMA REFLEXÃO:
Proposta do trabalho em ciclo como estratégia favorável ao atendimento de necessidades específicas dos alunos. Ao contrário da organização em séries, o ciclo possibilita uma organização mais flexível do trabalho, favorecendo o respeito ao tempo que cada estudante necessita para consolidar o aprendizado.

UM APRENDIZADO:
Conceito de currículo como construção coletiva baseada na pratica diária do professor e pautado num conjunto de intenções educativas que visam sistematizar e consolidar o aprendizado dos alunos.

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