Frequência: 1 a 2 vezes na semana.
Variações
da atividade: produção com roteiro, reescrita, produção individual, coletiva,
em duplas
Relato da
última aula de produção de texto:
Minha
ultima aula de produção de texto faz parte da finalização de um projetinho do
segundo trimestre. Os gêneros escolhidos para o segundo trimestre foram receita
e conto. Este último foi trabalhado no segundo semestre, após o recesso. O produto final foi a
construção de um livro de contos escritos e ilustrados pelos alunos. Amei a
ideia do livro de pano sobre a história de Campinas....acho que vou roubar pra
minha sala usar o mesmo material para o livro de contos...;) Já joguei a ideia
para a sala e, como sempre, eles amaram e já queriam começar no mesmo dia.
Bem, após
lermos vários contos,alguns em duas versões diferentes, após assistirmos filmes de contos, após várias
interferências minhas nas leituras chamando atenção para alguns elementos importantes
desse gênero, tais como: presença do narrador com escrita em terceira pessoa,
presença e diálogo entre as personagens, descrição do ambiente, situação de
conflito, desfecho, nos organizamos para escrever.
A
primeira atividade escrita foi simplesmente apresentação do produto final para
o grupo, que recebeu com entusiasmo,
pois estavam adorando as leituras dos contos de fadas. Fizemos, no mesmo dia a
escolha, em duplas, dos contos que fariam parte do livro. Nesse dia também as
duplas fizeram um levantamento de informações sobre o conto escolhido:
escreveram o que sabiam sobre as histórias, quais as personagens e suas
características. Esse momento foi em dupla e a sala toda realizou- a ao mesmo
tempo, sem muitas interferências minhas.
Num
segundo momento, já em grupos, cada dupla releu o conto escolhido para colher
mais informações para sua reescrita. Nessa fase, minha intervenção foi no
sentido de auxiliar na estruturação do texto. Combinei com o grupo que no
primeiro parágrafo as personagens deveriam ser apresentadas, contando tudo o que sabiam sobre elas. Adotei essa
estratégia porque, ao fazer o primeiro levantamento de ideias, obversei vários
textos iniciando assim: “Era uma vez a Cinderela....” ou” era uma vez o João e
a Maria....” Achei importante destacar que o nome era uma característica da personagem,
mas que haviam outras características importantes que deveriam ser
apresentadas.
Combinei
com eles que usariam um ou dois parágrafos para “contar” a história, ou seja,
desenvolver toda a situação de conflito e que, no último parágrafo, fariam o fechamento.
Agora
estamos na fase de ilustração do texto e preparação para a construção do livro
. Tenho alguns grupos que ainda estão finalizando a 2ª escrita, com correção
ortográfica e de pontuação.
Sobre as correções:
realizei uma primeira correção “em tempo real” ao auxiliar na estrutura do
texto. Recolhi as produções pra corrigir pontuação, ortografia e segmentação. Detive-me
a esses três elementos para não estender demais esse trabalho, pois já estamos
iniciando algumas leituras de relatos pessoais (dos quais eles estão gostando
bastante dos diários) e preciso iniciar as produções desse tipo de texto, mas
antes tenho que finalizar o tal livro. No grupo quatro precisei assumir uma
postura quase que de “escriba” em alguns momentos. Eles ainda são bastante
inseguros para produzir textos. Alguns apresentam dificuldades até mesmo para
estruturar frases sobre o que desejam escrever.
Suas intervenções com a turma nos diferentes momentos de produção escrita foram bastante interessantes e adequadas!
ResponderExcluirAcho excelente a ideia de confeccionar o livro de pano... Eles vão se envolver muito!!!
Continue investindo na autonomia e criatividade de seus alunos! Vocês aprenderão muito juntos!
Parabéns!!!
Patrícia