terça-feira, 8 de outubro de 2013

Era uma vez...REFLEXÃO SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA




Frequência: 1 a 2 vezes na semana.

Variações da atividade: produção com roteiro, reescrita, produção individual, coletiva, em duplas

Relato da última aula de produção de texto:
Minha ultima aula de produção de texto faz parte da finalização de um projetinho do segundo trimestre. Os gêneros escolhidos para o segundo trimestre foram receita e conto. Este último foi trabalhado no segundo semestre, após o recesso.  O produto final  foi a construção de um livro de contos escritos e ilustrados pelos alunos. Amei a ideia do livro de pano sobre a história de Campinas....acho que vou roubar pra minha sala usar o mesmo material para o livro de contos...;) Já joguei a ideia para a sala e, como sempre, eles amaram e já queriam começar no mesmo dia.
Bem, após lermos vários contos,alguns em duas versões diferentes,  após assistirmos filmes de contos, após várias interferências minhas nas leituras chamando atenção para alguns elementos importantes desse gênero, tais como: presença do narrador com escrita em terceira pessoa, presença e diálogo entre as personagens, descrição do ambiente, situação de conflito, desfecho, nos organizamos para escrever.
A primeira atividade escrita foi simplesmente apresentação do produto final para o grupo, que  recebeu com entusiasmo, pois estavam adorando as leituras dos contos de fadas. Fizemos, no mesmo dia a escolha, em duplas, dos contos que fariam parte do livro. Nesse dia também as duplas fizeram um levantamento de informações sobre o conto escolhido: escreveram o que sabiam sobre as histórias, quais as personagens e suas características. Esse momento foi em dupla e a sala toda realizou- a ao mesmo tempo, sem muitas interferências minhas.
Num segundo momento, já em grupos, cada dupla releu o conto escolhido para colher mais informações para sua reescrita. Nessa fase, minha intervenção foi no sentido de auxiliar na estruturação do texto. Combinei com o grupo que no primeiro parágrafo as personagens deveriam ser apresentadas, contando tudo  o que sabiam sobre elas. Adotei essa estratégia porque, ao fazer o primeiro levantamento de ideias, obversei vários textos iniciando assim: “Era uma vez a Cinderela....” ou” era uma vez o João e a Maria....” Achei importante destacar que o nome era uma característica da personagem, mas que haviam outras características importantes que deveriam ser apresentadas.
Combinei com eles que usariam um ou dois parágrafos para “contar” a história, ou seja, desenvolver toda a situação de conflito e que, no último parágrafo, fariam o fechamento.
Agora estamos na fase de ilustração do texto e preparação para a construção do livro . Tenho alguns grupos que ainda estão finalizando a 2ª escrita, com correção ortográfica e de pontuação.
Sobre as correções: realizei uma primeira correção “em tempo real” ao auxiliar na estrutura do texto. Recolhi as produções pra corrigir pontuação, ortografia e segmentação. Detive-me a esses três elementos para não estender demais esse trabalho, pois já estamos iniciando algumas leituras de relatos pessoais (dos quais eles estão gostando bastante dos diários) e preciso iniciar as produções desse tipo de texto, mas antes tenho que finalizar o tal livro. No grupo quatro precisei assumir uma postura quase que de “escriba” em alguns momentos. Eles ainda são bastante inseguros para produzir textos. Alguns apresentam dificuldades até mesmo para estruturar frases sobre o que desejam escrever.

Um comentário:

  1. Suas intervenções com a turma nos diferentes momentos de produção escrita foram bastante interessantes e adequadas!
    Acho excelente a ideia de confeccionar o livro de pano... Eles vão se envolver muito!!!
    Continue investindo na autonomia e criatividade de seus alunos! Vocês aprenderão muito juntos!
    Parabéns!!!
    Patrícia

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho...