terça-feira, 18 de junho de 2013

Grupos de Saberes

Ok...sei que esse pobre blog está carente de alimentação...muitas ideias, pouquíssimo tempo para concretiza-las ou mesmo para cumprir tarefas. Abaixo, a descrição dos grupos de saberes para o 1o trimestre dos 3os anos/2013, elaborados em parceria com a queridíssima Rê.

Grupos de Saberes


Grupo 1
Língua portuguesa

Análise Linguística:
O aluno domina o sistema alfabético de escrita, mostrando preocupação quanto à grafia das palavras e apropriando-se de algumas convenções ortográficas.

Oralidade:
De um modo geral, o aluno resgata textos e temas discutidos anteriormente, mostrando um bom desenvolvimento da oralidade. Relata acontecimentos de acordo com a sequência temporal, formula e responde perguntas pertinentes aos assuntos discutidos e emite opiniões sobre os temas estudados.
Reconta informações e histórias lidas e aprecia textos de gêneros variados.

Leitura:
Em relação ao comportamento leitor, o aluno lê com autonomia os textos dos gêneros trabalhados, compreende textos lidos por ele ou por outras pessoas e antecipa sentidos relativos aos textos apresentados, reconhecendo sua finalidade.
O aluno também é capaz de localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e estabelece relações entre os textos lidos e os temas trabalhados em sala de aula.
Realiza interpretação oral e escrita dos textos trabalhados em sala.

Produção de Textos:
Planeja a escrita de textos e elabora roteiro de produção, com auxílio do professor.
Produz textos dos gêneros trabalhados no trimestre.
Produz texto em parágrafo único.
Começa a se preocupar com sinais de pontuação, usando-os de maneira não convencional.
Revisa e reescreve textos.

Matemática
O aluno realiza contagens, agrupamentos e trocas com foco no Sistema de Numeração Decimal. Lê, escreve, compara e ordena os números demonstrando que compreende a regularidade do sistema numérico.
Resolve situações problema utilizando os algoritmos da adição e subtração, decomposição ou estratégias pessoais. Conhece o fundamento da multiplicação.
Apresenta noção de medidas de tempo, incluindo contagem de dias, semanas e meses.
Apresenta conhecimento inicial a respeito de notas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Lê e compreende elabora tabelas simples.

História

Reconhece-se como sujeito em seu grupo de convívio e nas relações com outros grupos, desenvolvendo uma postura de cidadania.
Analisa documentos históricos relacionando-os com acontecimentos ao longo do tempo.
Reconhece permanências, semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais no cotidiano.

Geografia

Identifica e analisa as ações humanas em diferentes espaços, tempos e reconhece suas transformações.
Utiliza recursos visuais (desenho, foto, mapa, planta) como instrumento de análise de diferentes espaços.
Analisa a natureza do ambiente onde vive e compara com outros espaços.


Ciências

Compreende a constituição corporal dos animais vertebrados e os diferencia dos animais invertebrados.
Nomeia as principais classes de vertebrados e alguns invertebrados, reconhecendo suas características essenciais.
Compreende a importância da preservação das espécies para o equilíbrio ambiental.


Grupo 2

Língua portuguesa

Análise Linguística:
O aluno domina o sistema alfabético de escrita, mas demonstra pouca preocupação quanto à grafia convencional das palavras.

Oralidade:
O aluno resgata textos e temas discutidos anteriormente, mostrando um bom desenvolvimento da oralidade. Relata acontecimentos, responde perguntas pertinentes aos assuntos discutidos e emite opiniões sobre os temas estudados.
Reconta informações e histórias lidas e aprecia textos de gêneros variados.

Leitura:
Em relação ao comportamento leitor, o aluno lê os textos dos gêneros trabalhados, necessitando de ajuda em palavras com sílabas complexas. Necessita de mediação da professora ou dos colegas para interpretar alguns textos lidos por ele. Compreende textos lidos por outras pessoas e antecipa sentidos.
O aluno é capaz de localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e estabelece relações entre os textos lidos e os temas trabalhados em sala de aula.

Produção de Textos:
Elabora roteiro de produção, com auxílio do professor.
Produz textos dos gêneros trabalhados no trimestre.
Produz texto em parágrafo único.
Revisa e reescreve textos.

Matemática

O aluno realiza contagens, agrupamentos e trocas com foco no Sistema de Numeração Decimal. Lê, escreve, compara e ordena os números demonstrando que compreende a regularidade do sistema numérico.
Resolve situações problema utilizando os algoritmos da adição e subtração, decomposição ou estratégias pessoais. Conhece o fundamento da multiplicação.
Apresenta noção de medidas de tempo, incluindo contagem de dias, semanas e meses.
Apresenta conhecimento inicial a respeito de notas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Lê, compreende e elabora tabelas simples.

História

Reconhece-se como sujeito em seu grupo de convívio e nas relações com outros grupos, desenvolvendo uma postura de cidadania.
Analisa documentos históricos relacionando-os com acontecimentos ao longo do tempo.
Reconhece permanências, semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais no cotidiano.

Geografia

Identifica e analisa as ações humanas em diferentes espaços, tempos e reconhece suas transformações.
Utiliza recursos visuais (desenho, foto, mapa, planta) como instrumento de análise de diferentes espaços.
Analisa a natureza do ambiente onde vive e compara com outros espaços.

Ciências


Compreende a constituição corporal dos animais vertebrados e os diferencia dos animais invertebrados.
Nomeia as principais classes de vertebrados e alguns invertebrados, reconhecendo suas características essenciais.
Compreende a importância da preservação das espécies para o equilíbrio ambiental.

Grupo 3
Língua portuguesa

Análise Linguística:
O aluno domina o sistema alfabético de escrita, mas realiza muitas trocas de fonemas e não mostra preocupação quanto à grafia convencional das palavras.

Oralidade:
O aluno resgata temas discutidos anteriormente. Relata acontecimentos cotidianos e responde perguntas pertinentes aos assuntos discutidos.
Reconta informações e histórias lidas, a partir da mediação do professor.
Aprecia textos de gêneros variados.

Leitura:
Em relação ao comportamento leitor, o aluno lê com ajuda os textos dos gêneros trabalhados, compreende textos lidos por outras pessoas.
É capaz de localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, com ajuda do professor ou dos colegas. Estabelece relações entre os textos lidos e os temas trabalhados em sala de aula nas discussões coletivas.
Realiza interpretação oral e escrita dos textos trabalhados em sala.

Produção de Textos:
Produz frases sobre temas trabalhados no trimestre apresentando omissões ou trocas de letras. Demonstra pouca preocupação com aspecto ortográfico.
Produz texto em parágrafo único, desde que com ajuda.
Revisa e reescreve textos, a partir da mediação do professor.

Matemática

O aluno realiza contagens, agrupamentos e trocas com foco no Sistema de Numeração Decimal. Lê, escreve, compara e ordena os números demonstrando que compreende a regularidade do sistema numérico.
Resolve situações problema utilizando estratégias pessoais. Apresenta noção de medidas de tempo, como contagem de dias.
Lê e compreende tabelas simples.

História

Reconhece-se como sujeito em seu grupo de convívio.
Analisa documentos históricos relacionando-os com acontecimentos ao longo do tempo.
Reconhece permanências, semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais no cotidiano.

Geografia

Identifica e analisa as ações humanas em diferentes espaços, tempos e reconhece suas transformações, a partir da mediação do professor.
Necessita de recursos visuais (desenho, foto, mapa, planta) como instrumento de análise de diferentes espaços.
Analisa a natureza do ambiente onde vive e compara com outros espaços.


Ciências

Compreende a constituição corporal dos animais vertebrados e os diferencia dos animais invertebrados.
Nomeia as principais classes de vertebrados e alguns invertebrados, reconhecendo suas características essenciais.

Grupo 4

Língua portuguesa

Análise Linguística:
O aluno está em fase que construção da base alfabética e solicita ajuda do professor e dos colegas para ler e produzir palavras.

Oralidade:
O aluno resgata textos e temas discutidos anteriormente, a partir de questionamentos do professor. Relata acontecimentos e responde perguntas pertinentes aos assuntos discutidos.
Reconta, de maneira resumida, informações ou histórias lidas e aprecia textos de gêneros variados.


Leitura:
O aluno reconhece palavras estáveis e consegue ler palavras com sílabas simples com auxílio do professor ou dos colegas. Compreende textos lidos por outras pessoas.
Realiza interpretação oral de alguns textos trabalhados em sala, a partir das intervenções do professor.

Produção de Textos:
Produz palavras relacionadas aos temas trabalhados (desde obtenha ajuda).

Matemática

O aluno realiza contagens (até 15 ou 20). Lê e escreve números demonstrando que compreende a regularidade do sistema numérico.
Resolve situações problema utilizando estratégias pessoais (desde que obtenha ajuda). Apresenta noção de medidas de tempo, como contagem de dias.
Compreende tabelas simples, a partir da mediação do professor.

História

Reconhece-se como sujeito em seu grupo de convívio.
Reconhece permanências, semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais no cotidiano.

Geografia


Identifica algumas ações humanas em diferentes espaços e tempos, com a ajuda do professor.
Necessita de recursos visuais (desenho, foto, mapa, planta) como instrumento de análise de diferentes espaços.

Ciências

Compreende a constituição corporal dos animais vertebrados e os diferencia dos animais invertebrados.
Nomeia as principais classes de vertebrados e alguns invertebrados, reconhecendo suas características essenciais.


Um comentário:

  1. As descrição dos saberes está muito bem feita. Uma dica: lembre sempre da precisão na descrição,pois os detalhes ajudarão na organização do planejamento seguinte.
    Ao mencionar gêneros literários, especifique!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho...